Reverência no Culto a Deus - 10/10/2007

O que vem a ser essa palavra: reverência?

O dicionário Michaelis conceitua essa palavra como:


Re.ve.rên.cia sf (lat reverentia) 1 Ação de reverenciar. 2 Respeito às coisas sagradas. 3 Movimento do corpo para saudar especialmente aos santos, o qual consiste em inclinar a cabeça e o corpo ou dobrar um pouco um ou ambos os joelhos. 4 Tratamento dado aos sacerdotes. 5 Acatamento, respeito, veneração. 6 Atenção, consideração. Antôn (acepções 2 e 5): irreverência.*


O culto cristão é a reunião do povo de Deus para adorá-Lo. A razão de estarmos ali é o próprio Deus. Pode até ser um ambiente agradável , com pessoas educadas e de boa índole com as quais fazemos bons contatos, amizades e até casamentos. Mas não se iluda, tudo isso passa muito longe do verdadeiro sentido do Culto a Deus.


Aliás, Culto a Deus não se assiste - se presta. Quem só assiste o culto é o visitante não cristão. É o seu caso? Não? Então você não assiste culto , mas você presta culto a Deus!


Pastor. Ricardo Barbosa numa de suas pastorais, nos ensina :

O culto cristão é a reunião do povo de Deus para a adoração. Uma das mudanças mais significativas da cultura pós-moderna é a inversão que vem acontecendo na forma da celebração do culto. A razão de ser do culto é Deus. Reunimo-nos para adorá-lo; esta é a nossa condição básica como seres criados por Deus e para Deus. Somos seres adoradores. Porém , é visível a natureza cada vez mais antropocêntrica dos cultos modernos. Daí a quebra da reverência. Não estamos mais diante de Deus para adorá-lo, mas diante de um programa, uma atividade religiosa, cujo fim somos nós e não Deus”.(...) No culto, o passado e o futuro se encontram nas lembranças dos grandes feitos do Senhor e nas promessas que ainda se cumprirão. É o lugar e a ocasião em que a Palavra de Deus é aberta, fortalecendo a nossa fé, firmando a nossa esperança, despertando em nós o amor divino e abrindo o caminho para o serviço. É o lugar de encontro dos fiéis com o seu Deus enquanto aguardam a vinda do seu reino.**


Em toda a Bíblia encontramos o povo de Deus numa postura marcada por reverência. Vamos ver alguns textos:


O SENHOR, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra”. Habacuque 2:20


Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” Salmo 46:10


11 Pois do oriente ao ocidente, grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso é queimado e ofertas puras são trazidas ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 1:11


10 os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, e dizem:

11 “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”. Apocalipse 4:10-11


e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações. 4 Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”. Apocalipse 15:3-4


O culto é uma entrega.


No culto trazemos (e entregamos) um coração contrito, grato, humilde assim como as nossas ofertas e apresentamos tudo junto no altar de Deus. Para isso preciso estar concentrado nessa entrega que vou fazer . Necessito chegar antes do culto para sossegar minha alma (se possível,evito conversas antecipadas nem fico aflito procurando pessoas para dar recados) . Meu corpo também deve sossegar e, em silêncio e oração, procuro realmente estar presente perante Deus naquele lugar de adoração.


Não é chegando atrasados, com lutas para chegar ou estacionar, brigando com familiares porque o horário urge , ou deixando celulares ligados ou saindo antecipadamente que vou me concentrar. Assim como nos outros dias da semana, preciso planejar o domingo. Minha sugestão é – se o domingo está muito agitado e confuso, simplifico!


Por outro lado, devo permitir que os que ministram a mim durante o culto possam, com a ajuda do Espírito Santo, me ajudar a conduzir meus sentimentos e entregá-los a meu Pai. Confesso que , às vezes, chego no culto dando partida à frio, ou seja, parece que não estou a fim de coisa alguma. Mas me esforço, sei que muitas vezes não experimento a graça de Deus porque a minha postura não é adequada.


Preciso aprender com Maria a essência da reverência. Você se lembra o que ela falou ao anjo?


Respondeu Maria: “Eis aqui a serva do Senhor; que se realize em mim tudo conforme a tua palavra”. Lucas 1 :38a


Após a meditação nas Escrituras, não tenha pressa em sair. Se for o caso, permaneça sentado em oração a Deus respondendo a Ele com gratidão o que Ele te falou no culto - e só você sabe.



Leitura sugerida – Salmo 84


Boa meditação!


Jorge Wilson


Outras meditações em: http://www.ibmorumbi.com.br/epafras/leia.asp ou no nosso blog: http://jwilson.blog.uol.com.br


* http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=reverência (acessado em 5/10/2007)

** Barbosa R. Pastorais do Conselho. Março de 2007. Ig.Presb. do Planalto - Brasília.


Textos Bíblicos – CDROM – NVI -Concordância Exaustiva da Bíblia Sagrada e Novo Testamento King James – Edição de Estudo



IBMorumbi