Home Aniversário de 35 Anos da IBMorumbi
Início HOME | ONDE ESTAMOS | MAPA DO SITE | AGENDA | FALE CONOSCO  
 

 
 
 
Misso
Pedidos de Oração
Leia e Medite
Seja um intercessor
Celebrações Devocionais
Pensando em Deus
Fale Conosco
  Intercessão - Leia e Medite

As quatro mensagens do profeta Ageu
Enviar por email... Imprimir ...
, Autor: Jorge Wilson
Priorizando Deus e Seu Reino

Ageu é um profeta do perodo ps-exlico (ano 520 a.C.) e exortou o povo de Jerusalém que retornara da Babilnia por decreto do imperador Ciro (539 a.C.) a reconstruir o Templo do Senhor (saqueado pelos babilnios setenta anos antes) e o calendrio litrgico adorao, festas religiosas e os sacrifcios. A primeira leva a sair da Babilnia e chegar a Jerusalém foi chefiada por Sesbazar ( Esdras 1:5-11) e lanou a fundao do novo templo. No entanto esse primeiro projeto no foi em frente devido a dificuldades de sobrevivncia do povo de Jerusalém cercada de estrangeiros hostis , pela seca e péssima colheita. Uma segunda leva de judeus vindo da Babilnia e sob a liderana de Zorobabel e Josué chegou e foram inspirados pelos profetas Ageu e Zacarias a um segundo projeto de reconstruo do Templo. O templo simbolizava a presena do Senhor no meio do seu povo, estimulando-o a seguir os mandamentos, inspirar a verdadeira adorao ao Senhor fazendo recordar a todos a aliana de Deus com Israel.


O problema no tempo de Ageu é que o povo naquela época estava mais focado em reerguer suas prprias casas (seu conforto) do que o prprio Templo (vida religiosa e de relao com Deus). Ento, Deus envia quatro mensagens através de Ageu:


Primeira mensagem Ageu 1:1-11


1 No primeiro dia do sexto ms do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do SENHOR veio por meio do profeta Ageu ao governador de Jud, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Este povo afirma: Ainda no chegou o tempo de reconstruir a casa do SENHOR .3 Por isso, a palavra do SENHOR veio novamente por meio do profeta Ageu:4 Acaso é tempo de vocs morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruda?


Eram casas de fino acabamento, provavelmente de madeiras caras talvez até as originalmente compradas para construo do templo, conforme Esdras 3:7 :7 Ento eles deram dinheiro aos pedreiros e aos carpinteiros, e deram comida, bebida e azeite ao povo de Sidom e de Tiro, para que, pelo mar, trouxessem do Lbano para Jope toras de cedro. Isso tinha sido autorizado por Ciro, rei da Pérsia. Esdras 3


E Deus faz admoestao ao povo através de Ageu: 5 Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. 6 Vocs tm plantado muito, e colhido pouco. Vocs comem, mas no se fartam. Bebem, mas no se satisfazem. Vestem-se, mas no se aquecem. Aquele que recebe salrio, recebe-o para coloc-lo numa bolsa furada.7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram! O Senhor indica o que o povo deveria fazer para voltar a usufruir das benos de Deus:8 Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado, diz o SENHOR.


A Repreenso.


9 Vocs esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocs trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?, pergunta o SENHOR dos Exércitos. Por causa do meu templo, que ainda est destrudo, enquanto cada um de vocs se ocupa com a sua prpria casa. 10 Por isso, por causa de vocs, o céu reteve o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto. 11 Nos campos e nos montes provoquei uma seca que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mos de vocs foi prejudicado.

A reao dos lideres e do povo - o sermo de Ageu produziu impacto forte no povo que logo iniciou a reconstruo do Templo.


12 Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo obedeceram voz do SENHOR, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o SENHOR, o seu Deus, enviara. E o povo temeu o SENHOR.13 Ento Ageu, o mensageiro do SENHOR, trouxe esta mensagem do SENHOR para o povo: Eu estou com vocs, declara o SENHOR. 14 Assim o SENHOR encorajou o governador de Jud, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, e eles comearam a trabalhar no templo do SENHOR dos Exércitos, o seu Deus,15 no vigésimo quarto dia do sexto ms do segundo ano do reinado de Dario.

Segunda mensagem ter coragem no Senhor e promessa de paz- Ageu 2:1-9


No entanto, devido escassez ou desperdcio de recursos, a reconstruo do Templo no o deixou com a mesma glria do original como no tempo de Salomo.


1 No vigésimo primeiro dia do sétimo ms, veio a palavra do SENHOR por meio do profeta Ageu: 2 Pergunte o seguinte ao governador de Jud, Zorobabel, filho de Sealtiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao restante do povo: 3 Quem de vocs viu este templo em seu primeiro esplendor? Comparado a ele, no é como nada o que vocs vem agora?


Mas Deus vem em socorro de Zorobabel e Josué para anim-los e garantir que também encher de gloria este segundo Templo como nos dias de Salomo


4 Coragem, Zorobabel, declara o SENHOR. Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, povo da terra!, declara o SENHOR. Porque eu estou com vocs, declara o SENHOR dos Exércitos. 5 Esta é a aliana que fiz com vocs quando vocs saram do Egito: Meu esprito est entre vocs. No tenham medo.6 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Dentro de pouco tempo farei tremer o céu, a terra, o mar e o continente. 7 Farei tremer todas as naes, as quais traro para c os seus tesouros,a e encherei este templo de glria, diz o SENHOR dos Exércitos. 8 Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o SENHOR dos Exércitos. 9 A glria deste novo templo ser maior do que a do antigo, diz o SENHOR dos Exércitos. E neste lugar estabelecerei a paz, declara o SENHOR dos Exércitos.



Terceira mensagem apelo santidade, conscincia pura Ageu 2:10-19


Deus conclama para que o povo tenha uma conscincia pura, que o povo se santifique antes de fazer a obra do Senhor no Templo. E faz algumas perguntas:


A primeira pergunta de Deus


10 No vigésimo quarto dia do nono ms ( época em que se esperavam as primeiras chuvas que regariam a nova safra), no segundo ano do reinado de Dario, a palavra do SENHOR veio ao profeta Ageu:11 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Faa aos sacerdotes a seguinte pergunta sobre a Lei: 12 Se alguém levar carne consagrada na borda de suas vestes, e com elas tocar num po, ou em algo cozido, ou em vinho, ou em azeite ou em qualquer comida,

isso ficar consagrado? Os sacerdotes responderam: No.


Ou seja , a santificao no é transmitida s coisas que a carne toca.


Em seguida Deus faz a segunda pergunta:


13 Em seguida perguntou Ageu: Se alguém ficar impuro por tocar num cadver e depois tocar em alguma dessas coisas, ela ficar impura? Sim, responderam os

sacerdotes, ficar impura.Ageu 2


Ou seja, algo contaminado que toque algo santificado contamina o santificado.


14 Ageu transmitiu esta resposta do SENHOR: É o que acontece com este povo e com esta nao. Tudo o que fazem e tudo o que me oferecem é impuro.15 Agora prestem ateno; de hoje em diante reconsiderem. Em que condies vocs viviam antes que se colocasse pedra sobre pedra no templo do SENHOR? Ageu 2


Deus quer ensinar que a pureza no pode ser transferida mas a contaminao, sim. E convida o povo santificao fazendo promessas de bnos.


16 Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depsito de vinho para tirar cinqenta medidas, s encontrava vinte.

17 Eu destru todo o trabalho das mos de vocs, com mofo, ferrugem e granizo, mas vocs no se voltaram para mim, declara o SENHOR. 18 A partir de hoje, vigésimo quarto dia do nono ms, atentem para o dia em que os fundamentos do templo do SENHOR foram lanados. Reconsiderem: 19 ainda h alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira no tm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abenoarei vocs.Ageu 2


Quarta mensagem Zorobabel servo davdico e anel de selar Ageu 2:20-23


20 A palavra do SENHOR veio a Ageu pela segunda vez, no vigésimo quarto dia do nono ms:

21 Diga a Zorobabel, governador de Jud, que eu farei tremer o céu e a terra.

22 Derrubarei tronos e destruirei o poder dos reinos estrangeiros. Virarei os carros e os seus condutores; os cavalos e os seus cavaleiros cairo, cada um pela espada do seu companheiro.

23 Naquele dia, declara o SENHOR dos Exércitos, eu o tomarei, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel, declara o SENHOR, e farei de voc um anel de selar, porque o tenho escolhido, declara o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2


A designao de Zorobabel como anel de selar do Senhor cancelava a maldio pronunciada por Jeremias sobre o rei Jeoaquim e seus descendentes (Jeremias 22:24-30). A famlia davdica tendo sua autoridade restaurada retomava a linhagem messinica de Jud (Mateus1:11-12). Deus assim confirmava Israel com povo eleito, reacendia as expectativas messinicas entre o povo e garantia as promessas da aliana. Deus conclamava os judeus a terem confiana no futuro.


Boa meditao!

Jorge Wilson



Textos Bblicos CDROM NVI -Concordncia Exaustiva da Bblia Sagrada.




Artigos Relacionados
No h nenhuma meditao relacionada.


COMENTÁRIOS
Alexandre Wilian de Lima, enviou quinta-feira, 2 de abril de 2009
Seria possvel fazermos uma analogia entre o antigo Templo e o Novo Templo com nossas vida? No raras vezes pode ser necessrio a reconstruo de nossas vidas espirituais o que pode, humanamente, ser considerada inferior a anterior, porm mais explendorosa graas e presena do Senhor Jesus. O novo Templo erguido pelo povo, embora no detentor de toda a Glria dos tempos de Salomo, demonstrou ser muito mais glorioso pois foi frequentado, j no Novo testamento, pelo prprio Jesus. Que nossas vidas possam ser reconstrudas da maneira como Desu deseja e ser, realmente mais gloriosa graas a efetiva presena do Senhor Jesus.

Geraldo Soares, enviou quarta-feira, 21 de agosto de 2013
O autor deste artigo foi um instrumento de DEUS para que eu pudesse entender, de forma mais clara, as quatro mensagens que ELE, atravs de Ageu, nos alerta quanto as nossas prioridades.
Deixo aqui o meu registro de gratido ao nosso SENHOR e a vocs.


tiago bezerra, enviou quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Muito bom esse texto me tirou algumas duvidas DEUS ABENE a vida de vocs.

89JgnWyJrJ5, enviou segunda-feira, 3 de maro de 2014
I really con'dult ask for more from this article.

dmX1ygKHq, enviou segunda-feira, 3 de maro de 2014
These pieces really set a standard in the <a href="http://tlrnqnq.com">intyrdsu.</a>

WX4r241dp990, enviou segunda-feira, 3 de maro de 2014
Augusto disse:Ame9m, creio que Deus ire1 fazer mudane7as na minha vida em 2013. Depois de anos fora da presene7a do pai, tenho fe9 que o maior milarge voltou a bater na porta do meu corae7e3o, o milarge da salvae7e3o! http://nturrvxtos.com [url=http://vnaeesxsg.com]vnaeesxsg[/url] [link=http://wwrtbqzxb.com]wwrtbqzxb[/link]

5fiGpore1, enviou tera-feira, 4 de maro de 2014
Manuela Matos disse:O Senhor sonda e conhece, o<a href="http://abcpamagpfm.com"> djseeo</a> do nosso corae7e3o, mas e9 muito importante expressar para o Pai o<a href="http://abcpamagpfm.com"> djseeo</a> do nosso corae7e3o, determinando que: O impossedvel e9 possivel para aquele que crer!!! Deus e9 fiel

lnKaesQ9, enviou sexta-feira, 7 de maro de 2014
Buenas noches porroquianas...jaal...es que he estado de parranda...con unas semanas de retraso los valencianos(colonia) de Sant Antoni han celebrado sus mini-fallas y alled que nos hemos ido a oir tocar a la banda ( la clarinete es la hermana de mi cuf1ada) y ver las fallas ( aun enteras) y oir petardazos . Fijate si mi pueblo adoptivo es cosmopolita que las colonias inmigrantes asentadas celebran sus fiestas como el St.Patrick's de new york o el af1o nuevo chino de san francisco...o la feria de abril de santa coloma de gramane9 y ole9 ...y es que aqued hay valencianos para parar tres trenes...( entre nosotros, de uno en uno no son mala gente aunque colectivamente sean unos ceporros que votan derechas)bueno, todo este rollazo es pa justificar que estoy fuera desde la tarde y acabo de dormir a la nena....Pa una vez que toca a.-una de romanos ( modestamente, servidor es un gran aficionado al ge9nero) y ...b.-una que me he leeddo...va y acierta otro...mis felicitaciones a Don Alex que no cabe duda que, aparte de culto y re1pido, con ese apellido es un hombre muy dulce...Bueno...un abrazo muy carif1oso a todos, sin motosierra, ni nanas, ni vecinas que se les aparezca la virgen ( dile a tu vecina que que el LSD es mu malo, de verda...)y de fondo con la masclete1 que este1n haciendo estallar estos incivilizaos ( joder...con la crisis que hay y gastandolo en petardos...vete tu a saber, igual lo sufraga Camps con lo que se ha ahorrado en trajes, el cabrito)un abrazo http://xqarhjru.com [url=http://kaljqo.com]kaljqo[/url] [link=http://utgulgkd.com]utgulgkd[/link]

ulisses maximiano, enviou quarta-feira, 2 de julho de 2014
zorobabel agel

OlegGoasp, enviou quinta-feira, 9 de maro de 2017


KostyaGoasp, enviou quarta-feira, 19 de abril de 2017



Deixe seu comentrio sobre esta meditação
Nome:
Email:
Tamanho:
Digite aqui o cdigo exibido na imagem
(Cookies devem estar ativos)




 
 
Pessoas No momento existem 93 visitantes no site.

Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2002- 2017 - Igreja Batista do Morumbi

Igreja Batista do Morumbi
Rua Carvalho de Freitas, 1.076 ( ver mapa )
05728-030 - Morumbi - So Paulo - SP - Brasil
Tel: (11) 3538-0250