3 PRESENTES DE NATAL


Fábio Carrenho © 2008


QUANDO O MUNDO COMEMORA O NATAL, TODOS DESPERTAM NA SUA MEMÓRIA ALGO DE GRANDE VALOR E SIGNIFICADO: PRESENTES!

TODO MUNDO VIVE EM FUNÇÃO DOS PRESENTES DE NATAL:

  • CAIXINHA DE NATAL
  • CESTAS DE NATAL
  • PRESENTINHOS E LEMBRANCINHAS
  • PRESENTE DE AMIGO SECRETO
  • PRESENTE PARA OS FILHOS
  • PRESENTE PARA A ESPOSA
  • PRESENTE PARA VOCÊ MESMO
  • E SE SOBRAR DINHEIRO, UM PRESENTINHO BEM BARATINHO PRA SOGRA!
E VOCÊ? O QUE GANHOU DE PRESENTE DE NATAL ESSE ANO?
  • QUE PRESENTES VOCÊ GOSTARIA DE TER GANHO NESTE NATAL E NÃO  GANHOU?
  • QUAL FOI O MELHOR PRESENTE DE NATAL QUE VOCÊ GANHOU?

------------------------

  • NATAL MARCA O MAIOR MANIFESTAÇAO DO AMOR DE DEUS JAMAIS DADO À HUMANIDADE – O NASCIMENTO DE JESUS (João 3.16 e I João 4.8-9)
  • O AMOR DE DEUS MANIFESTADO NO NASCIMENTO DE JESUS, TRÁS PARA A HUMANIDADE TRÊS PRESENTES DE VALORES INCALCULÁVEIS.

GOSTARIA DE APRESENTAR ESTES TRÊS PRESENTES TRAZIDOS PELO NASCIMENTO DE JESUS LENDO O TEXTO BÍBLICO QUE SE ENCONTRA NO EVANGELHO DE LUCAS 2.8-20 (Os Pastores e os Anjos)

 

I.        O PRIMEIRO PRESENTE DE VALOR INCALCULÁVEL OFERECIDO A NÓS ATRAVÉS DO NASCIMENTO DE JESUS, FRUTO DO AMOR DE DEUS É A ALEGRIA.

 

Ver: 8-Havia PASTORES que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.

Ver: 9-"E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados."

Ver: 10 - Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande ALEGRIA, que são para todo o povo:

Ver: 11-Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o SALVADOR, que é CRISTOh, o SENHOR.

 

Essa proclamação das “boas novas” traria “grande alegria”, não de natureza carnal e sim espiritual, não temporária mas permanente, que ninguém poderia fazer apagar ou modificar; e não pequena mas grande, uma alegria indizível, cheia de glória.
 

Felicidade é um sentimento que muitas vezes depende das circunstancias externas. A alegria aqui descrita é espiritual, exclusiva dos que tem parte na salvação do reino de Deus.

 
Esta alegria vem do fato de poder crer que Deus não é somente todo poderoso, mas também se mostra como Deus próximo a nós – Deus conosco! É a melhor de todas as coisas!
 
Que alegria maior pode existir do que a realização e a sincera aceitação do fato que o próprio Deus, por meio do sacrifício de seu único filho, conseguira a solução do maior problema do mundo, a saber o pecado? E não foi a encarnação do Filho o primeiro passo nessa solução?
 
SALVADOR = muitos judeus procuravam um líder político para livrá-los do domínio romano, ao passo que outros esperavam um salvador que os livrasse da enfermidade e dos sofrimentos físicos. Esta proclamação no entanto, diz respeito ao Salvador que livraria do pecado e da morte (Mateus 1.21 e João 4.42);
 
CRISTO = nome grego para messias (hebraico), que significa “ungido”. Jesus é o Ungido pelo Espirito Santo para ser o grande Profeta, o compassivo Sumo Sacerdote e o eterno Rei.
 
SENHOR = designação reservada primeiro lugar a Deus, mas posteriormente empregada também em referencia ao Messias (Atos 2.36 e Filipenses 2.11). não era comum para o judeu considerar o Messias como um ser divino. Exceção feita em Isaías 9.6.

 

II.     O SEGUNDO PRESENTE DE VALOR INCALCULÁVEL OFERECIDO A NÓS ATRAVÉS DO NASCIMENTO DE JESUS, FRUTO DO AMOR DE DEUS É A PAZ.

 

Ver: 13-De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:

Ver: 14 - "Glória a Deus nas alturas, e PAZ na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".

Ver: 15-Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer".

 
A paz não é garantida a todos, mas somente aos que agradam a Deus – Lucas 3.22; 10.21 e 12.32). O mundo romano estava experimentando a Pax Romana, marcada pela tranqüilidade externa. Mas os anjos proclamavam uma paz mais profunda e duradoura que aquela – paz de mente e de alma, possibilitada pelo Salvador. A paz com Deus é recebida pela fé em Cristo (Romanos 5.1) somente aos crêem que “ele concede seu favor”. O Messias davídico era chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9.6) e também Cristo prometeu paz aos seus discípulos (João 14.27).
 
A paz entre os homens é o clímax da grande esperança da vida e não o seu inicio. O começo é a adoração ao próprio Deus. Nosso melhoramento não pode proceder dos esquemas traçados pelo homem. Necessariamente tem de proceder de Deus. Quanto mais sinceramente os homens louvam a Deus pela salvação que ele realizou, mais também possuem esta paz.
 
É importante lembrar que Cristo traz também conflito, uma vez que a paz com Deus implica oposição a Satanás e as suas obras.

 

III.               O TERCEIRO PRESENTE DE VALOR INCALCULÁVEL OFERECIDO A NÓS ATRAVÉS DO NASCIMENTO DE JESUS, FRUTO DO AMOR DE DEUS É A ESPERANÇA.

 

Ver: 16-Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.

Ver: 17 - Depois de o verem, CONTARAM a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,

Ver: 18-e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.

Ver: 19-Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.

Ver: 20 - Os pastores voltaram GLORIFICANDO e LOUVANDO a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.

 

Alguém que conhecemos tem tido consciência da presença de Deus? Alguém nos tem dado o incentivo para cremos que há nesta vida algo mais que sua aparência diária. Os pastores tiveram sua experiência espantosa e elevada e se apressaram para anuncia-la aos homens. Aqueles pastores levaram consigo um novo conceito sobre a proximidade de Deus e o desígnio da vida. não havia mais os anjos nos céus, mas sua mensagem ainda era proferida e ouvida.
 
Esta mensagem que os pastores receberam destacava uma grande esperança e uma salvação que ainda seria vista no futuro. Assim a nossa esperança pode olhar para adiante com toda a confiança, pois a vida é um drama interminável, e o melhor que Deus ainda tem reservado para nós, em todos os seus propósitos, ainda haverá de ser experimentado.
 
Pr. Fábio Carrenho


IBMorumbi